quinta-feira, 23 de julho de 2009

sustentabilidade - palavra da moda



As grandes corporações estão dando um grande passo na busca pelo domínio do mercado as e estão tendo que se adaptar a um mercado concorrente muito veloz e audaz. Primeiro com a emissão de carbono voltou-se os olhos para a palavra sustentabilidade, (conceito sistemico, relacionado com a continuidade dos aspectos económicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana) as empresas estavam aderindo por moda muitos compravam credito de carbono (direito de poluir), então resumindo, agricultores regionais com seus biodigestores, poucos agrotoxicos etc, vendem as grandes corporações direitos de poluir. E o buraco na camada de ozonio? esse continua a aumentar pois enfim o meio ambiente também é "capitalista" e esta é a maneira dele cobrar o seu preço.

As grandes empresas estão percebendo que a sustentabilidade e o gerenciamento da cadeia de suprimentos estão diretamente ligados aos resultados da empresa (R$), pois de nada adianta reduzir a emissão de poluentes em suas fabricas se sua matéria prima vem de cultivos esbanjadores de recursos, ou seu transporte é feito por uma frota ultrapassada que emite muito co². Bem, agora surge um novo termo water footprint , ou as pegadas de agua as empresas estão percebendo que se não gerenciarem a sua agua desde a produção da matéria prima até o sou destino final (usuário e reciclagem) a "agua virtual" como é conhecido o termo que se refere a agua da cadeia produtiva que a empresa não pode ver, terá um impacto muito grande em sua produtividade e sofrerão mais rapidamente as consequencias de se esbanjar os recursos hidricos. Em estudos realizados pela cervejaria sul-africana SAB MILLER identificou que 30 de suas fabricas estão instaladas em áreas com grande risco de falta de agua, após desenvolverem um programa de reutilização da agua em suas unidades diminuíram em 25% o consumo em suas unidades. A rede americana starbucks ainda esta nessa onda por móda e por isso esta saindo sempre atrás enquanto empresas como cocacola, pepsico, levi´s, etc... estão com os olhos voltados para o consumo de agua a cafeteria americana se pronunciou que até o final do ano terá o calculo de suas "pegadas de agua" com isso aproveitando o embalo do pioneirismo para vender mais café sem tomar atitudes tangiveis...

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