quarta-feira, 15 de julho de 2009

Logistica: fontes de vantagens competitivas ou mito




Esse artigo escrevi para iniciar o meu blog, em homenagem ao meu professor de logistica o Prof Moacir Francisco Deimling (espero que tenha escrito o nome dele certo).
Este artigo tem o intuito de focar os aspectos introdutórios a logística e apresentar seus principais aspectos, conceitos, características, tipos de transporte e definições.
A definição de logística segundo o dicionário Aurélio é:
“Parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição reparação manutenção e evacuação de material (para fins operativos e administrativos); recrutamento, incorporação instrução, adestramento, designação transporte, bem estar, evacuação hospitalização e desligamento de pessoal; aquisição ou construção, reparação, manutenção e operação de instalações e acessórios destinados a ajudar o desempenho de qualquer função militar; contrato ou prestação de serviços.
Segundo Deimling (2008, P.3) Logística é o processo de planejar implantar e controlar o fluxo eficiente e eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relacionadas, desde seu ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atendera os requisitos dos clientes.
A logística hoje em dia, é sem sombra de duvidas o grande diferencial em termos de gestão administrativa.

2 LOGISTICA

Com a utilização do processo de logística, a empresa obtêm uma vantagem competitiva que gera uma superioridade sobre seus concorrentes, obtendo assim a preferência e fidelização de seu mercado consumidor. O processo da logística preocupa-se com o gerenciamento de fluxo físico e todo o gerenciamento da cadeia produtiva do produto desde a matéria prima até a entrega em seu cliente final, ficando assim bem evidente se tratar mais do que uma preocupação com o produto acabado, que é a visão que muitos gestores tem da função da logística. A logística esta ligada em sua essência com o processo fabril, o local de estocagem, níveis de inventario e sistemas de informações, bem como com transportes.
Os fatores que torna a logística essencial são econômico e organizacional, pois tanto a matéria prima como o mercado consumidor não se encontram na maioria das vezes próximos a empresa sendo assim essencial se ter uma boa logística para definir meios de entrega, tipos de armazéns, quantias a serem estocadas, custos de armazenagem, entre outros, ou seja a logística serve para reduzir a lacuna existente entre a produção e a demanda de modo que faça com que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem.
Sendo assim podemos dizer que a logística é o processo de gerir estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados, e os fluxos de informações correlatas através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo. Outra definição interessante e mais abrangente diz o seguinte: trata-se do processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem de matérias prima, inventario em processo, produtos acabados e informações correlatas do ponto de origem ao ponto de consumo em conformidade com os requisitos do cliente.







3 IMPORTANCIA DA LOGISTICA NAS EMPRESAS

Grande parte das empresas prestadoras de serviço ou agencias e instituições governamentais, assim como grande partes das empresas privadas, necessitam do auxilio de um especialista em logística em variados graus. Por esse motivo a logística tem gerado um crescente interesse nos últimos anos. Cada vez mais pessoas vêem nesse ramo a perspectiva de um bom emprego, o que esta levando cada vez mais pessoas a seminários e cursos sobre o assunto. As empresas e executivos estão percebendo que na logística esta um grande diferencial competitivo para suas empresas e existem empresas especializadas em logística já em atuação.

Os administradores estão percebendo agora a necessidade de se estabelecer um conceito bem definido de logística industrial, pois uma vez que começam a compreender melhor o fluxo dos materiais, as relações tempo-estoque na produção e distribuição e os aspectos relativos ao fluxo de caixa no controle de materiais, o enfoque administrativo sobre a gestão da empresa sobre “produzir, estocar, vender”, esta cada vez mais mudando para “definição de mercado, planejamento estratégico, apoio logístico”.

Esse ramo da administração é crescente, e todos os administradores devem crescer e se aperfeiçoar a medida que os desafios do mercado aumentam, a globalização sem sombra de duvidas, vem trazendo novos desafios para todos os administradores, que estão se vendo obrigados a reavivar seus conceitos e modelos para manter suas empresas num lugar de destaque.
Segundo KOTLER & ARMSTRONG (1999, P. 285) as empresas estão valorizando cada vez mais a logística por varias razões: primeiro, por ser um elemento essencial no que se refere aos serviços prestados aos clientes; por produzir consideráveis reduções de custos para a empresa e para os consumidores; também devido a imensa variedade de produtos criando a necessidade de um aprimorado gerenciamento de logística e, por fim, aprimoramento da tecnologia de informações criando oportunidade de maior eficiência na distribuição.
As empresas ligadas ao e-comerce diretamente ligada ao comercio digital são exemplos em aplicação ao gerenciamento de logística pois eles precisam fazer o produto chegar na casa do cliente em um curto espaço de tempo, na quantidade certa e com uma grande qualidade para poderem ter seu diferencial competitivo em razão da comodidade do cliente fazer suas compras via internet.
Uma empresa pode alcançar uma posição de superioridade sobre os concorrentes, em termos de preferência do cliente através da aplicação de logística em sua empresa. As bases do sucesso no mercado são muitas, mas um modelo simples é baseado no chamado três “Cs” companhia, clientes e concorrentes. A principal vantagem competitiva se da na capacidade de a empresa diferenciar-se de seus concorrentes aos olhos do cliente e depois pela capacidade de operar a baixo custo e, portanto, com maior lucratividade. Não se pode mais pressupor que os produtos bons sempre vendem, nem é aceitável imaginar que o sucesso de hoje continuara para sempre.
O transporte em todo mundo, seja de carga ou de passageiros, sempre assumiu uma característica importante nas políticas gerenciais. Sempre que uma organização necessite de algum meio de transporte para realizar seus objetivos deve tratá-lo com a mesma importância que se trata um fornecedor, analisando qualidade, preço e o serviço, deve sempre transportar seus produtos com profissionais qualificados que garantam as entregas com um mínimo de extravio ou dano a carga, e que tenha disposição a cooperar em casos de eventuais modificações, que cometa o mínimo de erro possível no faturamento e assim por diante.


4 CONCLUSÃO

Após estudos realizados, deu se a descoberta de que no Brasil muito poucos gestores tem a clara idéia de todas as operações que envolvem a logística. As mudanças no mercado são continuas, e vem dando margem ao surgimento de novas atividades e o crescimento do mercado de operadores logísticos, que procuram acompanhar as mudanças comportamentais do mercado.

A logística é um sistema com visão ampla de gerenciamento da cadeia de suprimentos, do fornecimento de matérias-primas até a distribuição dos produtos acabados. Requer o gerenciamento de todas as funções da cadeia de suprimentos.

Essa função deve ser levada em conta de forma globalizada, onde as matérias-primas são compradas em qualquer lugar do mundo, são transformadas em empresas e vendidas onde estiver o mercado consumidor que tambem pode ser em qualquer lugar do mundo...

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